sábado, abril 07, 2012

O Propósito de Deus Na Família IV


Muita coisa boa está acontecendo e Ele quer que tudo isso coopere para sua glória. Deus tem muito mais...

Áreas que Deus quer operar:

1 - Nas famílias que já estão formadas: não é porque já não dá tapas na esposa que está tudo bem. Ainda há muito que o Senhor precisa produzir e aperfeiçoar em nós.

2 - Jovens e moças que vão formar famílias conforme Sua vontade: devem estar conscientes e convictos do propósito de Deus para a família, sabendo que devem se preparar para isso. Os que estão se convertendo agora vem com muitos problemas, muitas coisas que não deverão fazer parte nas famílias que vão constituir. Que comecem bem, se preparem bem, trabalhem (profissão), estudem, procurem prosperar, aprendam  a ter responsabilidades.

Ø Que rapazes e moças cresçam espiritualmente para formar famílias.

Ø Deus quer abençoar o mundo através da igreja e das famílias. Para restaurar a igreja é necessário restaurar as famílias.

Quatro conselhos práticos:

1 - Oriente sua vida familiar pela palavra de Deus.

·    Não se deixe guiar por sentimentos enganosos, deixe se levar pela palavra de Deus.
·    Não se deixe levar por essas literaturas de homens que não entendem nada. A palavra de Deus é amplamente suficiente para a família em todas as áreas. Ninguém sabe melhor do que Deus como deve ser a família, como ela deve andar. Dê um voto de confiança a Deus.
·    Este mundo está cheio de homens de sucesso, comerciantes ricos, intelectuais, sábios, pedagogos, psicólogos que estão completamente perdidos em sua vida familiar. Não dê  ouvidos ao que eles dizem, mas ouça a palavra de Deus.
·    Muitas vezes somos tentados a achar que a palavra do Senhor exagerada quando fala da vara, por exemplo. Muitos pais dão mais ouvidos a seus sentimentos do que a palavra. O mesmo acontece com relação a submissão.

Obedeça ao Senhor em tudo e colherá os frutos.
Sei muitas coisas,  mas sou um ignorante. Agora vou fazer como tu disseste”!

Ex.: Há incrédulos que usam a vara nos filhos e tem bons filhos, maridos que não conhecem a palavra, são cabeças e a casa vai bem. Não por amarem ao Senhor nem a sua palavra, mas por coincidência. A palavra de Deus tem uma doutrina sã. E se colocarmos em prática vamos deixar o mundo de boca aberta.

Dt 4:5-9
Eis que vos ensinei estatutos e preceitos, como o Senhor meu Deus me ordenou, para que os observeis no meio da terra na qual estais entrando para a possuirdes. Guardai-os e observai-os, porque isso é a vossa sabedoria e o vosso entendimento à vista dos povos, que ouvirão todos estes, estatutos, e dirão: Esta grande nação é deveras povo sábio e entendido. Pois que grande nação há que tenha deuses tão chegados a si como o é a nós o Senhor nosso Deus todas as vezes que o invocamos? E que grande nação há que tenha estatutos e preceitos tão justos como toda esta lei que hoje ponho perante vós? Tão-somente guarda-te a ti mesmo, e guarda bem a tua alma, para que não te esqueças das coisas que os teus olhos viram, e que elas não se apaguem do teu coração todos os dias da tua vida; porém as contarás a teus filhos, e aos filhos de teus filhos”

Que Deus eles têm !!!! Que coisas tremendas eles sabem !!!!”.

2 - Viva a vida familiar com  propósito.

Não veja a vida como uma seqüência, uma sucessão de dias. Projete sua vida familiar para aqui dois, três, cinco, dez, vinte anos. Por não fazerem isso muitos não vão a lugar nenhum.

Desenvolver relacionamento com os filhos e com a esposa. Não se aplicar mais a um do que a outro, porque depois os filhos se casam, vão embora e o casal não sabe o que fazer.

Ø Projete, trace alvos, ore.

3 - Busque relacionamento com o corpo de Cristo.

Se envolva com irmãos que se saíram bem. Se você vê que os filhos deles estão se saindo bem, busque orientação com eles.
Se uma irmã tem marido incrédulo e está superando os problemas, troque idéias com ela.

Ø Busque orientação no corpo de Cristo.

4 - Confie na obra do Espírito Santo.

Quando ouvimos a doutrina, a palavra, geralmente adquirimos conhecimento e achamos que já sabemos. Não é fácil assim e nem sempre eu consigo colocar em prática tudo que aprendo. Aí entra Satanás e vem me desanimar e dizer que aquilo não serve, não funciona.
Por isso é necessário ter paciência com você mesmo e com os outros. O Espírito Santo está mais interessado nessas coisa do que você. Ele é o maior interessado em que você pratique toda a doutrina de Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário