Os levitas são chamados por Deus para anunciar as suas grandezas. São instrumentos vivos para proclamar as boas notícias do seu reino. Os levitas são canais de cura e libertação para o povo.
Através do toque do instrumento, da voz entoada em belas canções podemos sentir a unção de Deus vindo sobre nós. Não é simplesmente o tocar ou o cantar, mas a unção de Deus sobre o levita, e isso faz diferença. O levita foi chamado para ensinar os preceitos de Deus. Somos instrumentos vivos para curar o povo. O louvor e adoração são as armas do levita para essa cura. A nossa boca é o shofar de Deus para anunciar as suas maravilhas.
O levita é esse Shofar de Deus, para ensinar,anunciar, proclamar, libertar e curar.
- O que significa Shofar?
Shofar é uma palavra hebraica que significa trombeta (I Cr 15:28; II Cr 15:14; Sl 98:6: Os 5:8; Lv 25:9). Tradução do Aramaico Karma, correspondente ao hebraico Keren, em Dn 3:5-15 Keren significa Corneta. Traduzido em Dn 8:20 como corno de boi, também em metal da mesma forma. Instrumento de sopro, feito do chifre do carneiro (Js 6:5; Dn 3:5).
Em quatro passagens do original aparece a palavra Hasoserah, traduzido por buzina(I Cr 15:28; II Cr 15:14; Sl. 98:6; Os 5:8),cujo som se ouvia a grande distância (Ex19: 16-19), seu comprimento era de cerca de um cúbito, dando volume às manifestações de júbilo;(II Sm 6:15; II Cr 15:14; Sl. 98:6) porém, não se prestava ao acompanhamento de flautas e de harpas, em uma orquestra.
Nos acampamentos militares, o som da trombeta chamava os soldados:
1. À forma (Jz 3:37; 6:34; I Sm 13:3)
2. Sinal de combate (Jo 39:24)
3. Cessar avanço (II Sm 2;28)
4. Ordenar retirada (II Sm 20:1,22)
A trombeta também era usada para:
1. Dar sinal de alarme em caso de perigo (Jr 6:1; Am 3:6)
2. Para anunciar a subida de um Rei ao trono(II Sm 15:10;I Rs 1:34;I Re 9:13; II Re 11:14; II Cr 23;13)
3. O começo do ano do jubileu (Lv 25:9)
4. Chamar o povo a reunir-se à entrada do tabernáculo (Nm 10:2)
5. Dedicação do templo (II Cr 5:12)
6. Anunciar as festas
7. Para convocar o povo as assembléias.
O primeiro dia do sétimo mês era de solene descanso, em que se ofereciam
holocaustos ao Senhor (Lv 23:24,25; Nm 29:1-6), porque este dia marcava um período de tempo que alternava: era o dia do sonido das trombetas do Senhor (Ex 28:12,29; 30:16). Diz a tradição judaica que a trombeta usada nesta solenidade era o shofar (Lv. 25:9).
O shofar ou trombeta era usado no santuário, esse era de prata (Nm10:2) e tinha menos de um cúbito de comprimento. Seu tubo era estreito, regulado com o da flauta, terminando em forma de campainha à semelhança das trombetas comuns. Os sacerdotes é que as tocavam para anunciar os dias festivos, para convocar as assembléias do povo e dar o sinal de combate (Nm 10:1-10; 31:6)
Raras às vezes se diz que um leigo as tocava (Os 5:8; II Rs 11:14; II Cr 23:13), e era tocado em corpo de batalha ou no santuário. Somente o levita-sacerdote foi chamado para isso, pois somente o legitimado pode tocar pois precisa ser legalidade no reino do Espírito.
O seu uso era específico.
No novo testamento a palavra trombeta é Salpigx , usada na guerra ( I Co 14:8) e para anunciar a segunda vinda do Messias (Mt. 24:31) e a ressurreição dos mortos (I Co 15:52). As sete visões do apocalipse foram anunciadas por número igual de trombetas (Ap. 8 e 9).
A Salpigx é a mesma hasoserah, trombeta sagrada referida em Ecclus 1:16; 1 Mac 3:54; 4:40; 5:33; 16:8( Bíblia de Jerusalém).
A buzina servia para aumentar o som dos outros instrumentos (I Cr 15:28; II Cr 15:14; Sl 98:6). As trombetas de metal as cornetas tinham seu emprego principal nas bandas militares e para fazer as proclamações. Os sacerdotes judaicos tocavam as trombetas para anunciar os dias de festa, para reunir o povo e para incitar os combatentes na guerra (Nm 10:1-10). Em Jerusalém, até os dias de hoje, nas festas bíblicas, no início do shabat, nas sinagogas, no muro, o shofar é tocado pelos rabinos, que são responsáveis por isso.
O shofar é um instrumento sagrado e não deve ser tocado a qualquer hora, nem de qualquer jeito. Ele tem sua importância no reino do Espírito e temos que parar de tornar medíocres as coisas de Deus, o seu toque é específico e precisa ser respeitado. Se o shofar é um instrumento de cura e libertação. Deve ser tocado por uma legalidade espiritual. Por homens santos, puros, limpos, porque o que somos liberamos ao povo.
Estamos voltando a origem de tudo e devemos ter o cuidado de zelar pelos princípios bíblicos e não banalizar a visão restauradora do Messias para os nossos dias. Temos aprendido a amar Jerusalém, e amar o povo judeu, e com isso também a sua cultura. Não podemos ser legalistas, mas sábios e respeitar a cultura do povo judeu.
Somos chamados por Deus para mudar a realidade da nossa família, da nossa igreja, da nossa cidade, e da nossa nação. Somos referencial de conquista e como shofar de Deus seremos usados para alargar as nossas tendas e conquistar territórios novos, novas fronteiras. Não podemos calar a nossa voz, mas profetizar a salvação, a libertação do jugo da opressão e a cura da nossa nação.
Ao toque do shofar que está dentro de nós, a nossa voz, iremos desbaratar, e desarticular todas as estratégias do inimigo e ter a vitória em Cristo. Seremos conhecidos pela voz de sabedoria e comando. Seremos o referencial para a nossa nação.
Pra. Ana Márcia Britto
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