O que Ele tinha no coração?
Que sejamos tomados do conhecimento do propósito de Deus para vivermos do seu inteiro agrado.
1o lugar
Como base do entendimento sobre o propósito de Deus para a família podemos dizer que a família existe para cooperar com o supremo propósito de Deus:
Ø Ter uma família eterna.
Quantos propósitos Deus tem ? Dez, vinte, cinqüenta...?
Deus tem um propósito de ter uma família eterna.
A família tem sentido a medida que coopera com o supremo propósito de Deus (o propósito eterno de Deus).
Às vezes podemos nos confundir um pouco e não entender bem, pois há tantos incrédulos que vivem em família. Então nos parece que nós temos a vida com Deus e a vida familiar.
Quando Deus instituiu a família não havia pecado. Deus tinha um propósito em seu coração e como parte desse propósito constituiu a primeira família. Ele poderia ter feito um monte de homens e depois um monte de mulheres. Por que não fez assim ?
Porque queria constituir família. Para Ele atingir o seu propósito de constituir uma família eterna Ele tinha que constituir uma família na terra.
O casamento é muito mais do que a união de duas pessoas que se amam.
Quando namoramos, estamos noivos, parece que o casamento tem um objetivo só: a paixão.
Quando casamos, temos filhos, a vida familiar começa a cobrar seu alto propósito dentro do propósito de Deus.
Isso acontece porque estamos formando família e cooperando com o Senhor na formação dessa grande família. Esse é o sentido básico de se viver em família.
Ø O alto propósito da família é formar família para Deus.
Não podemos entender o propósito de Deus para a família sem entender o propósito de Deus como um todo.
A família coopera com Deus para perpetuar a raça e formar a família que Deus se propôs a fazer antes da fundação do mundo.
A família surgiu antes da igreja. Não foi a igreja que inventou a família. A igreja veio como uma instituição de Deus no mundo para fazer o homem voltar a condição de cumprir o seu propósito. Mas antes que houvesse mundo, igreja e pecado, Deus constituiu a família para cumprir seu propósito:
Ø Formar uma grande família de filhos semelhantes a seu filho Jesus.
2o lugar
O propósito de Deus ao constituir família é amparar e formar o ser humano. Temos que entender que esse segundo propósito deriva do primeiro. O primeiro é a base, tudo mais que vamos falar deriva dele.
Primeiramente todo homem seja amparado. Falamos mais do que ter um teto para mora (isso não é amparo). A compreensão, o amor, a instrução, tudo aquilo que é necessário no início da vida para o homem ter um ponto de partida e enfrentar um mundo adverso e difícil (hostil).
Então Deus coloca o homem em família.
Pense um pouquinho no amor materno, no amor das mães. É tremendo !!!
Lá está aquela menina, não sabe nada da vida, imatura. Se casa, tem um filho e em pouquíssimo tempo já se torna professora, enfermeira, era preguiçosa e agora acorda de madrugada...
Não estou me referindo as mães cristãs e sim as incrédulas. Quantas mães não dariam suas vidas pelos seus filhos. A história secular relata muitos casos assim. Quem colocou isso dentro delas ?
Foi colocado porque quando o Senhor instituiu a família queria que todo homem fosse amparado.
Ex.: Holanda. População diminuindo, um filho por casal, cada geração de 25/30 anos diminui. Formam sociedades livres, grupos de jovens, homens e mulheres para gerarem filhos, que serão mantidos pelo governo. Coisa terrível !!!
Os hippies faziam assim, mas como ninguém sabia de quem era o filho, o filho era de todos. Aquele que é filho de todos não é filho de ninguém, não tem um pai nem uma mãe que vai ampará-lo.
É no lar e somente no lar que o propósito de Deus vai se desenrolar. É no lar que a criança vai se desenvolver fisicamente, psiquicamente e emocionalmente.
Ø A verdade é que a família existe para formar vidas.
Pergunta: Haveria necessidade de fazer discípulos ? Discipulados de conjuntura de uns que ensinam outros se todos os pais andassem conforme o propósito de Deus ?
Ou isso é parte da salvação que Cristo providenciou na igreja ?
Se todos os pais conhecessem a Deus e instruíssem seus filhos não precisaria sermão na igreja. Não precisaria nada !!!
A palavra diz em I Pedro 1:18
“...que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram”.
A igreja precisa ensinar porque recebemos um fútil procedimento legado pelos pais quando são incrédulos e não conhecem a Deus.
Desenvolvimento Físico: passeios, ensinar, motivar a praticar esportes. Vida saudável, os pais devem entender dessa parte. O pai deve ser o primeiro a chutar uma bola com o filho...
Desenvolvimento Psíquico: intelectualmente, emocionalmente, não basta somente mandar os filhos para a escola. O professor vai ensinar tudo ?! Tem que haver acompanhamento, ler se informar a respeito.
Desenvolvimento Emocional: bastante carinho é a melhor receita. Preocupação que leia bons livros, ouça boa música. Ex.: Televisão: filmes e desenhos agitados, barulho, brigas, gritarias... e depois não sabem porque seus filhos estão nervosos e agitados.
Ø No lar devemos dar todo tipo de educação e bom gosto para nossos filhos.
Desenvolvimento Espiritual: não só fazer cultinho em casa... importante é a presença da palavra de Deus em casa, os filhos aprender vendo a palavra se desenrolar em casa.
Os filhos vem a reunião e vêem os pais de um jeito no salão... Exemplificar.
Em casa vêem a mão na cozinha xingando, reclamando... gritarias... isso não serve !!!
Não podemos nos tornar os “Santos do Salão”.
Seu filho está contente com alguma coisa ? Põe ele no colo e diz: - Foi o Senhor que fez isso ! Agradeça a Ele . Coisas pequenas durante o dia, todos os dias...
Algo natural, se desenvolvam espiritualmente ao ver a palavra de Deus evoluindo, crescendo, permeando dentro de casa.
Os filhos quando saírem de casa vão sair dando graças a Deus pelo seu lar. Se lembram do lar como um lugar de paz, harmonia (ao contrário de muitos aqui que não podem ter essa lembrança). Um lugar gostoso de se viver, que não queiram sair dele, não queiram ir embora, só queiram sair, ir embora, porque querem formar outro lugar igual aquele.
(Continua)
Fonte: Jovem+Jovem
Nenhum comentário:
Postar um comentário